Cláudia Ferro

Você realmente lê os termos de uso de sites?

Você realmente lê os termos de uso de sites?

Para quem sai por aí se cadastrando em tudo quanto é site, vai uma pergunta: você lê aqueles termos de uso antes de clicar no “eu li e concordo”? Muita gente até lê, assim, por cima, e mesmo assim acaba se cadastrando, mesmo sem concordar de fato ou até sem entender os termos. A grande maioria nem abre o link e já está de acordo.

A dica é: leiam, é melhor.

Tem um episódio de South Park onde o Kyle concorda com os termos da Apple sem lê-los e acaba muito mal. É um episódio muito pesado, mas é engraçado. Segue um link de uma parte, só para os fortes: South Park

 

Para provar esta tese, dois professores americanos criaram um rede social falsa, o NameDrop, e enviaram o novo site a centenas de estudantes. Boa parte destes estudantes, acreditando que o site era real, se cadastrou sem ler os termos de uso.

Neste documento,  muitos concordaram em entregar seu primeiro filho para a dona do site (mesmo aqueles que ainda não haviam nascido) e além disso, na política de privacidade, os usuários concordavam em ter seus dados enviados diretamente para a NSA (National Security Agency) e para seus futuros empregadores.

A matéria está aqui, para quem se interessar: Rede social pedia o primeiro filho

Para terminar, a dica é: jamais concorde com termos ou assine documentos sem lê-los antes. Você pode ter surpresas desagradáveis depois.

 

Deixe uma resposta